Conceito

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V Y W X Z

D

DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO (CAUSE EFFECT DIAGRAM) OU ESPINHA DE PEIXE

1. O mesmo que Diagrama de Ishikawa ou Espinha de Peixe : Ferramenta de brainstorning utilizada para determinar hipóteses de causa raiz e causas potenciais (as espinhas do peixe) para um efeito específico (a cabeça do peixe). Técnica visual que interliga os resultados (efeitos) com os fatores (causas), propiciando uma visualização prática das variáveis (causas-raízes) que afetam um processo analisado ou um problema, sendo uma das mais importantes ferramentas do ciclo de melhoria da qualidade de processos e uma das Sete Ferramenta do Controles da Qualidade.

2. Uma ferramenta simples para solução de problemas em grupo ou individualmente que usa uma descrição gráfica dos elementos do processo para analisar as fontes potenciais de variação do processo. Também chamado de diagrama espinha de peixe (devido à sua aparência) ou de diagrama de Ishikawa (devido ao seu criador).

3. Também conhecido como diagrama "Espinha de Peixe" ou "Diagrama de Ishikawa"; ferramenta categórica de brainstorming utilizada para determinar hipóteses de causa-raiz e causas potenciais (as espinhas do peixe) para um efeito específico (a cabeça do peixe).

DIAGRAMA DE FLUXO

Representação gráfica das variações ou fluxo de materiais.

DIAGRAMA DE PARETO (PARETO DIAGRAM)

Um histograma, organizado por frequência de ocorrências, que mostra quantos resultados foram gerados para cada causa identificada.

É um método gráfico de apresentação de dados por ordem de tamanho, importância ou propriedade. O diagrama de Pareto facilita a tomada de decisões pela facilidade com que se reconhece através desse diagrama quais são as causas vitais.