O processo de avaliação regular do desempenho geral do projeto para gerar confiança no sucesso do projeto em alcançar os padrões relevantes de qualidade. 5. A unidade organizacional responsável pela garantia de qualidade.,Tornada de decisões com a utilização de critérios e fatos; apoiando \"intuição\" com dados; as ferramentas utilizadas incluem a medição de processos, técnicas de gerência de processos e ferramentas decisórias racionais (ex.: matriz de critérios).,Subconjunto do gerenciamento de projetos que inclui os processos necessários para assegurar que o projeto satisfaça as necessidades para as quais foi criado. Consiste no planejamento da qualidade, na garantia de qualidade e no controle de qualidade. ,Um método comum utilizado para implementar um programa de melhoria de qualidade em uma organização. ,Subconjunto do gerenciamento de projetos que inclui os processos necessários para garantir a geração, coleta, divulgação, armazenagem e disposição final apropriada das informações do projeto. Ele consiste no planejamento das comunicações, distribuição das informações, relatório de desempenho e encerramento administrativo. ,Subconjunto do gerenciamento de projetos que inclui os processos necessários para garantir que o projeto seja concluído dentro do orçamento aprovado. Ele consiste no planejamento dos recursos, estimativa de custos, orçamento de custos e controle de custos.,Subconjunto do gerenciamento de projetos que inclui os processos necessários para assegurar que os diversos elementos do projeto sejam adequadamente coordenados. Ele consiste na elaboração do plano do projeto, execução do plano do projeto e controle geral de alterações. ,Processos definidos e documentados, monitorados em base contínua, que asseguram que as medidas estejam proporcionando feedback sobre o fluxo/função de um processo; medidas-chave incluem as financeiras, sobre o processo, as pessoas e as inovações. Ver, também, Controle.,Aplicação dos conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas ás atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. ,Subconjunto do gerenciamento de projetos que inclui os processos necessários para empregar de forma mais eficaz o pessoal envolvido no projeto. Ele consiste no planejamento orqanizacional, formação da equipe e desenvolvimento da equipe. ,Processo sistemático de identificação, análise e respostas a riscos do projeto. Ele inclui maximizar a probabilidade e consequências de eventos positivos e minimizar a probabilidade e consequências que eventos adversos possam trazer aos objetivos do projeto. Ele engloba também os processos de planejamento do gerenciamento de riscos, identificação de riscos, análise qualitativa de riscos, análise quantitativa de riscos, planejamento de respostas a riscos e monitoração e controle de riscos. ,Subconjunto do gerenciamento de projetos que inclui os processos necessários para assegurar a conclusão do projeto no prazo previsto. Ele consiste na definição das atividades, seqüenciamento das atividades, estimativa de duração das atividades, elaboração do cronograma e controle do cronograma. ,Subconjunto do gerenciamento de projetos que inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclua todas as atividades necessárias, e apenas as atividades necessárias, para que seja finalizado com sucesso. Ele consiste na iniciação, planejamento do escopo, definição do escopo, verificação do escopo e controle de alterações do escopo. ,Método usado para integrar o escopo, o cronograma e os recursos e para medir o desempenho do projeto. Ele compara a quantidade de trabalho planejada com a que foi realmente executada e o que realmente se gastou a fim de determinar se o desempenho, dos custos e do cronograma, corresponde ao planejado.,(1) Gerente de qualquer grupo que fabrique um produto ou preste um serviço. (2) Um gerente funcional.,Pessoa responsável pelo gerenciamento de um projeto. ,Gerente responsável pelas atividades de um departamento ou função especializada (por exemplo, engenharia, fabricação, marketing).,Receita operacional líquida dividida pelo saldo médio do inventário (vezes).,Representação gráfica de informações relacionadas ao cronograma. Em um gráfico de barras típico, as atividades ou outros elementos do projeto são listados verticalmente no lado esquerdo do gráfico, as datas são mostradas horizontalmente na parte superior e as durações das atividades são ilustradas como barras horizontais posicionadas de acordo com as datas. Também chamado de Gráfico de Gantt. ,Ferramenta de exibição de medição que mostra a variação de um fator ao longo do tempo; indica tendências, padrões e instâncias de causas especiais de variação. Ver Memory Jogger para elaboração/dicas de uso; ver, também, Gráfico de Controle; Causa Especial; Variação.,1. Uma ferramenta simples para a solução de problemas que envolve a classificação de todas as áreas de problemas em potencial ou fontes de variação de acordo com a sua contribuição ao custo ou à variação total. Geralmente, apenas algumas causas contribuem para quase o valor total do custo (ou variação), assim os esforços para a solução de problemas são melhor priorizados concentrando-se nas \"poucas vitais\" causas, temporariamente ignorando as \"muitas triviais\". 2. Ferramenta da qualidade baseada no Princípio de Pare to; utiliza dados de atributos em colunas dispostas em ordem descendente, com o nível de ocorrências mais alto (barra mais elevada) mostrado em primeiro lugar; utiliza urna linha cumulativa para rastrear percentuais de cada categoria/barra, que distingue os 20 por cento dos itens que causam 80 por cento dos problemas. ,Categoria ou classificação utilizada para diferenciar itens que possuem a mesma utilidade funcional (por exemplo, \"martelo\"), mas que não têm os mesmos requisitos de qualidade (por exemplo, podem ser necessários tipos diferentes de martelos para resistir a diferentes graus de força). ," />

Conceito

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V Y W X Z

G

GARANTIA DA QUALIDADE - GQ (QUALITY ASSURANCE - QA)

1. Conjunto de ações sistematizadas necessárias e suficientes para prover confiança de que um produto ou serviço irá satisfazer os requisitos definidos da qualidade que, por sua vez, devem refletir as necessidades e as expectativas implícitas e explícitas do cliente.

 2. É um "sistema" adotado por uma empresa, que envolve toda a Gestão e que define as ações necessárias para assegurar que todos os produtos ou serviços e seus componentes, estejam em conformidade com as especificações estabelecidas.

3. Disciplina (ou departamento) de manutenção da conformidade de um produto ou serviço a especificações de clientes; ferramentas primárias são a inspeção e CEP.

4. > O processo de avaliação regular do desempenho geral do projeto para gerar confiança no sucesso do projeto em alcançar os padrões relevantes de qualidade. 5. A unidade organizacional responsável pela garantia de qualidade.

GERENCIA DE FATOS

Tornada de decisões com a utilização de critérios e fatos; apoiando "intuição" com dados; as ferramentas utilizadas incluem a medição de processos, técnicas de gerência de processos e ferramentas decisórias racionais (ex.: matriz de critérios).

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO (PROJECT QUALITY MANAGEMENT)

Subconjunto do gerenciamento de projetos que inclui os processos necessários para assegurar que o projeto satisfaça as necessidades para as quais foi criado. Consiste no planejamento da qualidade, na garantia de qualidade e no controle de qualidade.