Conceito

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V Y W X Z

V

vARIAÇÃO INERENTE

Aquela variação do processo devido apenas às causas comuns.

VARIAÇÃO TOTAL

  • Esta é a variação devida à variação dentro do subgrupo e entre os subgrupos. Se o processo não está sob controle estatístico, a variação total do processo incluirá o efeito das causas especiais e também das causas comuns. Essa variação pode ser estimada por s, o desvio padrão da amostra, usando todas as leituras individuais obtidas de uma carta de controle detalhada ou de um estudo do processo :

 

 

 

onde Xi é a leitura individual, x (xbarra) é a média das leituras individuais e n é o número total de leituras individuais.

VARIAÇÃO (VARIATION)

1. Diferenças entre resultados individuais de dados, características, funções ou processos.

2. As diferenças inevitáveis entre os resultados individuais de um processo; as fontes de variação podem ser agrupados em duas classes principais : Causas Comuns e Causas Especiais.

3. Mudança ou flutuação de uma característica específica que determina o quão estável ou previsível o processo pode ser; afetada pelo ambiente, por pessoas, maquinaria/ equipamento, métodos / procedimentos, medições e materiais; qualquer Melhoria de Processo deveria reduzir ou eliminar a variação. Ver, também, Causa Comum; Causa Especial.