Conceito

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C

CAPACIDADE DE PROCESSO

Determinação se um processo, com variação normal, é capaz de atender as necessidades de clientes; medição do grau em que um processo não está atendendo as necessidades dos clientes, em comparação à distribuição do processo. Ver também Controle; Gráficos de Controle.

CAPITAL INTELECTUAL

Conjunto de ativos intangíveis representados pelo acervo de conhecimentos e benefícios utilizados e geradores do diferencial competitivo e que agregam valor à organização. O Capital Intelectual pode abranger, dentre outros :

• Ativos de Mercado : potencial que a empresa possui em decorrência dos intangíveis que estão relacionados ao mercado, tais como: marca, clientes, lealdade dos clientes, negócios recorrentes, canais de distribuição, franquias etc.

• Ativos Humanos : compreendem os benefícios que o indivíduo pode proporcionar para as organizações por meio da sua expertise, criatividade, conhecimento, habilidade para resolver

problemas, tudo visto de forma coletiva e dinâmica.

• Ativos de Propriedade Intelectual : incluem os ativos que necessitam de proteção legal para

proporcionar às organizações benefícios tais como: know-how, segredos industriais, copyright,

patentes, designs etc.

Ativos de Infra-Estrutura : compreendem as tecnologias, as metodologias e os processos empregados como, sistema de informação, métodos gerenciais, bancos de dados, etc.

CARACTERÍSTICA (CHARACTERISTIC)

1. Aspecto funcional de um item, processo ou serviço possuindo uma ou mais particularidades mensuráveis. Propriedade que distingue um item de outros itens similares.

2. Uma peculiaridade de um processo ou de seu resultado.