Conceito

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V Y W X Z

A

AMOSTRAGEM ACIDENTAL (HAPHAZARD SAMPLE)

Um esquema no qual as amostras são coletadas usando uma abordagem não sistemática, indiscriminada, não planejada e/ou caótica. Esse tipo de amostragem não é apropriado para a análise ou o controle do processo, porque pode levar a resultados tendenciosos e, assim, a possíveis decisões errôneas.

AMOSTRAGEM ALEATÓRIA (RANDOM SAMPLING)

1. Processo de seleção no qual todos os elementos da população são retirados "por sorteio" e que possui as seguintes propriedades: todos os elementos têm igual probabilidade de serem sorteados, em qualquer estágio do processo e incluídos na amostra, e os elementos são independentes uns dos outros.

2. Uma amostragem aleatória é aquela na qual cada ponto da amostra tem a mesma chance (probabilidade) de ser selecionado. Uma amostragem aleatória é sistemática e planejada, ou seja, todos os pontos da amostra são determinados antes da coleta de dados.  O processo de selecionar unidades para uma amostra de tamanho n, de tal forma que cada unidade n, que está sendo considerada, tenha a mesma chance de ser selecionada na amostra.

3. Método que permite que cada item ou pessoa escolhido para ser medido seja selecionado de forma totalmente por acaso.

 

AMOSTRAGEM ESTRATIFICADA

Dividir a população maior em subgrupos, e depois extrair sua amostra de cada um desses subgrupos.