Conceito

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V Y W X Z

C

CALIBRAÇÃO (CALIBRATION)

1. Conjunto de operações que estabelece, em condições específicas, a correspondência entre o estímulo e a resposta de um instrumento ou sistema de medição.

2. Procedimento metrológico que consiste em ajustar ou retificar um determinado instrumento de medição e/ou ensaio a um padrão aferido, de mesma natureza, rastreado a padrão reconhecido por órgão oficial, para torná-lo exato.

3. Processo pelo qual uma estação ou laboratório confere seus resultados ou testa uma metodologia nova.

4 - É um conjunto de operações que comparam valores tomados de uma inspeção, de um equipamento de medição e ensaio ou de um dispositivo com um padrão conhecido sob condições específicas.

5 -Conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, o relacionamento entre um aparato de medição e um padrão rastreável de conhecido valor de referência e incerteza.

A calibração pode também incluir atividades para detectar, correlacionar, relatar, ou eliminar por ajuste qualquer discrepância de exatidão do aparato de medição sendo comparado.

CAMINHO CRÍTICO (CRITICAL PATH)

Sucessão de operações que condicionam o prazo mínimo de realização de um projeto, normalmente complexo.

CAPABILIDADE

1. É a amplitude total de variação inerente num processo estável (ver o manual de referência Controle Estatístico de Processo).

2. Capabilidade é a amplitude total da variação inerente a um processo estável. Ela é determinada utilizando-se de dados provenientes das cartas de controle. Os gráficos de controle devem indicar a estabilidade antes dos cálculos de capabilidade sejam efetuados. Histogramas são utilizados para examinar a distribuição de valores individuais e verificar uma distribuição normal. Quando uma análise indica um processo estável e uma distribuição normal, os índices Cp e Cpk podem ser calculados. Se a análise indica uma distribuição não normal, ferramentas estatísticas avançadas, tais como uma análise por PPM, serão necessárias para se determinar a capabilidade. Se as cartas de controle indicam que o processo não é estável, o índice Ppk pode ser calculado (ver o Manual de Referência de Controle Estatístico do Processo).