Conceito

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V Y W X Z

P

PROCESSO REATIVOS AO PRODUTO

Processos diretamente relacionados à criação de valor para os clientes. Estão associados tanto à manufatura de bens como à prestação de serviços necessários para atender as necessidades dos clientes e da sociedade. São, comumente, conhecidos por processos de projeto, processos de produção (fabricação de bens ou prestação de serviços), processos de execução e de entrega do produto (expedição, transporte e distribuição de bens ou conclusão de um serviço) e processos-fim ou finalísticos (prestação de serviços públicos).

PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

Outros processos importantes, além dos relacionados ao produto, às áreas de apoio e aos fornecedores, que sustentam as práticas de gestão relatadas em outros Itens que não os do Critério 6 - Processos, bem como todas as práticas do ciclo de aprendizado dos Itens de enfoque e aplicação.

PRODUTIVIDADE (PRODUCTIVITY)

1. Relação entre a saída produzida e a entrada requerida para produzi-la. Mede a relação entre o produto obtido e o recurso utilizado em um sistema de produção ou serviço. Diz respeito a eficiência de utilização de recursos (entradas) ao produzir bens - produtos e/ou serviços (saída). Refere-se ao maior ou menor aproveitamento dos recursos em um processo de produção ou serviço. Portanto, um crescimento da produtividade implica em um melhor aproveitamento dos recursos utilizados.

   Produtividade = O que foi produzido (output) / O que foi necessário para produzir (input);

2. Eficiência na utilização de recursos. Apesar de a palavra ser frequentemente aplicada a um único fator, como mão-de-obra (produtividade do trabalho), máquina, materiais, energia e capital, o conceito de produtividade também se aplica ao total dos recursos consumidos na obtenção de um produto. A produtividade global, também denominada fator de produtividade total, é calculada pela combinação da produtividade dos diferentes recursos utilizados para obtenção de um produto. Essa combinação geralmente requer uma média ponderada dos indicadores de produtividade, compondo um único fator. Normalmente, os pesos atribuídos são proporcionais aos custos de cada recurso. A utilização de um indicador composto, como o fator de produtividade total, permite determinar se o efeito global das mudanças no processo é benéfico ou não, possivelmente envolvendo interação dos recursos. Enfoques eficazes para a gestão do desempenho requerem que a produtividade com um único fator ou a produtividade total seja compreendida e medida, especialmente quando o caso for complexo, existindo grande variedade de custos e de benefícios potenciais.