Conceito

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V Y W X Z

P

PREVENÇÃO

Uma estratégia proativa (orientada para o futuro) que melhora a qualidade e a produtividade através do direcionamento da análise e da ação para a correção do próprio processo. A prevenção é consistente com a filosofia de melhoria contínua. (Veja também Detecção).

PROCEDIMENTOS

Processos documentados que são usados quando o trabalho afeta mais que uma função ou departamento da organização. Procedimentos são considerados como documentação de nível 2 (dois) do Sistema da Qualidade, (ver pág. 6 e 4.2.2).

PROCESSO

1. É um conjunto de atividades inter-relacionadas e interativas que transforma entradas em saídas.

2. A combinação, de pessoas, equipamento, materiais, métodos, medição e ambiente, que produz o resultado - um dado produto ou serviço. Um processo pode envolver qualquer aspecto da empresa. Os "6 Ms" é um termo que às vezes é usado para descrever um processo: Man, Material, Method, Machine, Mother Nature, Measurement (Homem, Material, Método, Máquina, Mãe Natureza, Medição).

3. Conjunto de recursos e atividades inter-relacionadas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas). Essa transformação deve agregar valor na percepção dos clientes do processo e exige um certo conjunto de recursos. Os recursos podem incluir pessoal, finanças, instalações, equipamentos, métodos e técnicas, numa sequência de etapas ou ações sistemáticas. O processo poderá exigir que a sequência de etapas seja documentada por meio de especificações, de procedimentos e de instruções de trabalho, bem como que as etapas de medição e controle sejam adequadamente definidas.