Conceito

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V Y W X Z

P

PLANOS DE CONTROLE

1. São descrições escritas do sistema para controlar as peças de produção ou materiais a granel e os processos. Os planos de controle são desenvolvidos pelas organizações para tratar as características especiais e os requisitos de engenharia do produto. Cada peça deve ter um Plano de Controle, mas, em muitos casos, Planos de Controle por "famílias de peças" podem ser aplicáveis a uma dada quantidade de peças produzidas utilizando processos comuns. Consulte o manual de referência de Planejamento Avançado da Qualidade do Produto e Plano de Controle, ISO/TS 16949, e os requisitos específicos do cliente.

2. Planos de controle são descrições documentadas dos sistemas para controle das peças e processos. Eles são escritos pelos fornecedores para endereçar as características importantes e requisitos de engenharia do produto. Cada peça deve ter um Plano de Controle, mas em muitos casos, "famílias" de planos de controle podem englobar um número de peças sujeitas a um processo similar. Consulte a Seção 11 para os requisitos específicos do cliente (veja manual de refêrencia "Planejamento Avançado da Qualidade do Produto e Plano de Controle"- APQP e o manual "Processo de Aprovação de Peça de Produção" - PPAP).

PLANTA

1. É o local no qual processos de valor agregado acontecem.

2. Planta é definida como o local do fornecedor ou do subcontratado no qual ocorre os processos de produção que acrescentam valor. "Planta" também inclui distribuidores de peças fabricadas por outras companhias. Locais externos que somente guardam materiais para posterior embarque estão isentas de certificação QS 9000. A definição não inclui fornecedores de matéria-prima ou plantas de montagem de veículos. Os fornecedores de materiais a granel deveriam contatar o Comprador da divisão de suprimentos para determinar se seu material é considerado material de produção.

PRÁTICAS DE GESTÃO

Atividades executadas regularmente com a finalidade de gerir uma organização, de acordo com os padrões de trabalho. São também chamadas de processos de gestão, métodos ou metodologias de gestão.