Conceito

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V Y W X Z

K

KAIKAKU

Melhoria radical de uma atividade a fim de eliminar desperdícios, por exemplo, reorganizando as operações de processamento para um produto de modo que, em vez de viajar de e para "ilhas de processo", o produto proceda pelas operações em um fluxo contínuo e em um curto espaço de tempo. Chamado também de kaizen revolucionário, kaizen do fluxo e kaizen do sistema.

KAIZEN

Melhoria contínua e incremental de uma atividade a fim de criar mais valor com menos desperdício. Chamado também de kaizen pontual e kaizen do processo. KAIZEN : Palavra japonesa que significa processo de melhorias contínuas, com bom senso e baixos investimentos. KAIZEN : É uma técnica japonesa que significa (mudar para melhor). Kai - mudanças; Zen - melhor; Objetivo : Eliminar desperdício, Fazer em menor tempo e com baixo investimento. Deve ter o envolvimento de todos : Alta administração, Gerentes e colaboradores.

KANBAN

1. Técnica japonesa com cartões, que proporciona uma redução de estoque, otimização do fluxo de produção, redução das perdas e aumento da flexibilidade.

 2. É um instrumento para controle do fluxo de material e informação ao nivel de chão de fabrica. Kanban faz parte do conceito Just-in-Time.

 3. É uma expressão japonesa com origem nos cartões utilizados nas empresas japonesas para solicitar componentes a outras equipas da mesma linha de produção, e que designa um método de fabrico em série, desenvolvido pela Toyota Motor Company, aplicado aos processos de aprovisionamentos, produção e distribuição, seguindo os princípios do Just-in-Time (JIT). Podemos dizer que o método Kanban é um método que determina a produção a partir da procura: de facto, o ritmo de produção é determinado pelo ritmo de circulação de Kanban's, o qual, por sua vez, é determinado pelo ritmo de saída dos produtos a jusante do fluxo de produção.

 4. Sinal em japonês, o Kanban é um cartão, placa triangular de metal, contenedores, ou qualquer outro dispositivo usado como sinalizador para autorizar produção, retirada ou transporte de itens. Kanban de produção: instrui aos processos a fabricar um item ou pequeno lote de itens para atender um processo fluxo abaixo. Kanban de retirada: Autoriza os movimentadores a movimentar itens em um supermercado em determinada quantidade para abastecer um processo.

 5. Pequeno cartão pendurado em caixas de peças que regulam o puxar no Sistema de Produção da Toyota sinalizando a produção e a entrega em etapas anteriores.