Conceito

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C

CAPABILIDADE

1. É a amplitude total de variação inerente num processo estável (ver o manual de referência Controle Estatístico de Processo).

2. Capabilidade é a amplitude total da variação inerente a um processo estável. Ela é determinada utilizando-se de dados provenientes das cartas de controle. Os gráficos de controle devem indicar a estabilidade antes dos cálculos de capabilidade sejam efetuados. Histogramas são utilizados para examinar a distribuição de valores individuais e verificar uma distribuição normal. Quando uma análise indica um processo estável e uma distribuição normal, os índices Cp e Cpk podem ser calculados. Se a análise indica uma distribuição não normal, ferramentas estatísticas avançadas, tais como uma análise por PPM, serão necessárias para se determinar a capabilidade. Se as cartas de controle indicam que o processo não é estável, o índice Ppk pode ser calculado (ver o Manual de Referência de Controle Estatístico do Processo).

CAPACIDADE DE PROCESSO

Determinação se um processo, com variação normal, é capaz de atender as necessidades de clientes; medição do grau em que um processo não está atendendo as necessidades dos clientes, em comparação à distribuição do processo. Ver também Controle; Gráficos de Controle.

CAPITAL INTELECTUAL

Conjunto de ativos intangíveis representados pelo acervo de conhecimentos e benefícios utilizados e geradores do diferencial competitivo e que agregam valor à organização. O Capital Intelectual pode abranger, dentre outros :

• Ativos de Mercado : potencial que a empresa possui em decorrência dos intangíveis que estão relacionados ao mercado, tais como: marca, clientes, lealdade dos clientes, negócios recorrentes, canais de distribuição, franquias etc.

• Ativos Humanos : compreendem os benefícios que o indivíduo pode proporcionar para as organizações por meio da sua expertise, criatividade, conhecimento, habilidade para resolver

problemas, tudo visto de forma coletiva e dinâmica.

• Ativos de Propriedade Intelectual : incluem os ativos que necessitam de proteção legal para

proporcionar às organizações benefícios tais como: know-how, segredos industriais, copyright,

patentes, designs etc.

Ativos de Infra-Estrutura : compreendem as tecnologias, as metodologias e os processos empregados como, sistema de informação, métodos gerenciais, bancos de dados, etc.