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GARANTIA DA QUALIDADE - GQ (QUALITY ASSURANCE - QA)
1. Conjunto de ações sistematizadas necessárias e suficientes para prover confiança de que um produto ou serviço irá satisfazer os requisitos definidos da qualidade que, por sua vez, devem refletir as necessidades e as expectativas implícitas e explícitas do cliente.
2. É um "sistema" adotado por uma empresa, que envolve toda a Gestão e que define as ações necessárias para assegurar que todos os produtos ou serviços e seus componentes, estejam em conformidade com as especificações estabelecidas.
3. Disciplina (ou departamento) de manutenção da conformidade de um produto ou serviço a especificações de clientes; ferramentas primárias são a inspeção e CEP.
4. > O processo de avaliação regular do desempenho geral do projeto para gerar confiança no sucesso do projeto em alcançar os padrões relevantes de qualidade. 5. A unidade organizacional responsável pela garantia de qualidade.GERENCIA DE FATOS
Tornada de decisões com a utilização de critérios e fatos; apoiando "intuição" com dados; as ferramentas utilizadas incluem a medição de processos, técnicas de gerência de processos e ferramentas decisórias racionais (ex.: matriz de critérios).
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO (PROJECT QUALITY MANAGEMENT)
Subconjunto do gerenciamento de projetos que inclui os processos necessários para assegurar que o projeto satisfaça as necessidades para as quais foi criado. Consiste no planejamento da qualidade, na garantia de qualidade e no controle de qualidade.