Conceito

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V Y W X Z

T

TEMPO DE CICLO (CYCLE TIME)

 

1. Tempo total necessário para que um produto, ou um lote, seja gerado por um processo. Pode ser entendido como o tempo de operação adicionado do tempo de preparação, carregamento e descarregamento de materiais. Ex.: Uma estamparia obtém um lote de 30 peças em 2 minutos. Para o lote temos, Tempo de ciclo = 2 min/lote; Para uma peça temos, Tempo de ciclo = 2 x 60 =120s dividido por 30 peças= 4 segundos/peça.

2. Tempo necessário para se completar o ciclo de uma operação. Se o tempo de ciclo de uma operação em um processo completo puder ser reduzido a um tempo takt igual, os produtos podem ser produzidos em fluxo contínuo.

3. Todo o tempo despendido em um processo; inclui tempo efetivo de trabalho e tempo de espera.

4. Desempenho em função do tempo, ou seja, o tempo necessário para completar tarefas, o tempo requerido para atender compromissos ou o tempo requerido para providenciar respostas. Os indicadores que se referem ao tempo têm papel relevante nos Critérios por sua grande importância na melhoria da competitividade. O tempo de ciclo é utilizado nesta publicação para referir-se a qualquer aspecto de desempenho que inclua tempo. Alguns exemplos de indicadores de desempenho do tempo de ciclo são: tempo de preparação do equipamento, tempo de execução de processos, tempo de troca de ferramental, prazo de entrega e tempo para lançamento de produto novo no mercado.

 

TEORIA DAS RESTRIÇÕES

Uma filosofia de manufatura que tem o objetivo de ajudar as organizações em aumentar o impacto positivo dos "esforços de mudança" focada na melhoria contínua através da identificação e tratativa de qualquer coisa (geralmente "maneiras antigas", políticas inibidoras; não relacionado a máquinas ou barreiras físicas) que limitam o desempenho (ex.: restrições) relacionado a um alvo ou objetivo estabelecido.

TRANSFERENCIA (HANDOFF)

Qualquer momento em um processo em que uma pessoa (ou cargo) passa o item que está atravessando o processo para outra pessoa; potencial para adicionar defeitos, tempo e custo a um processo.